O trabalho de SEO é muito importante, porque além de melhorar as chances do seu site aparecer nos primeiros resultados dos buscadores, ele aumenta seu engajamento e gera mais leads para o seu negócio.
Todo gestor sonha que sua empresa alcance bons resultados online, seja seu negócio de grande ou pequeno porte.
Quando realizado de maneira correta e consciente, a estratégia em SEO gera inúmeros benefícios para a sua marca e seus conteúdos.
Precisa otimizar e aumentar a conversão de leads do seu negócio? Chegou ao lugar certo.
Nesse texto vamos passar pelo conceito de SEO, sua importância e os principais benefícios do seu uso para a sua empresa.
Se interessou? Então vem com a gente.
Leia mais.
O que é SEO?
SEO (Otimização para Motores de Busca) é um conjunto de estratégias com objetivo de alcance em resultados digitais, obtendo bom posicionamento nas páginas de buscas online.
Para entender exatamente o que é SEO, também é importante compreender o funcionamento dos buscadores, que são as nossas ferramentas de busca. Usaremos como exemplo o google.
Estar na primeira página de resultados do google é um sonho para qualquer empreendedor, pois a visibilidade e alcance que sua empresa terá será muito melhor do que resultados de segunda ou demais páginas.
Você sabia que é possível estar ali de maneira orgânica? Sem investir em mídia?
O google leva em conta mais de 200 fatores antes de organizar os resultados em um ranking. O que o leva a tomar a decisão? A autoridade, qualidade e popularidade do site.
E acredite, para alcançar essa meta e passar pelas exigências dos buscadores, você precisa de uma boa estratégia em SEO.
O trabalho em SEO se resume em uma estratégia para tornar o seu site, blog ou loja online mais relevantes, os levando para o topo das exibições.
Funciona mais ou menos assim: você tem um artigo sobre como fazer sabonetes em casa, logo você quer que o Google te mostre como um dos melhores artigos para serem lidos sobre o assunto.
Você otimiza seu site, faz a escolha correta das palavras-chave e sempre tenha em mente o usuário e o buscador.
É por meio das técnicas em SEO que também se otimiza um site para que ele seja mais bem ranqueado e ocupe as melhores posições
Qual a importância de investir em SEO na sua empresa?
Como falamos anteriormente, aparecer nos primeiros resultados do google é uma meta muito almejável.
Digo isso porque uma pesquisa recente mostra que 75% das pessoas não passam da primeira página de resultados, e 67.6% dessas pessoas se restringem aos 5 primeiros resultados.
Você quer estar lá, certo? Uma estratégia em SEO pode te ajudar.
Tendo a sua persona bem definida, é hora de pensar nesse conjunto de técnicas para alcançar as grandes empresas que estão hoje no topo das pesquisas.
Trace muito bem suas palavras-chave e trabalhe fortemente na otimização do seu site, isso com certeza será levado em conta pelos buscadores.
É importante lembrar que o SEO pode te ajudar a aumentar o ROI, fazendo com que você garanta um retorno mais significativo do seu investimento.
Dicas em SEO para levar sua empresa ao topo dos buscadores
Vai começar a trabalhar no SEO da sua empresa? Então aqui vão algumas dicas para você começar bem.
- Crie conteúdos focados na qualidade. Isso é determinante para uma estratégia em SEO.
- Otimize e preste muito atenção nos seus títulos e meta-descrições, pois eles carregam um bom peso na decisão de ranqueamento.
- Peça aos seus parceiros e/ou fornecedores para que insiram a sua página nos textos, em formato de links.
- Palavras-chave. A internet é um ambiente de muita concorrência, logo não é indicado o uso de qualquer maneira dessas palavras. É preciso estudar seu público e fazer essas colocações da forma correta.
- Se aprofunde nas práticas, acompanhe e revise sempre suas ações.
5 Benefícios que o SEO oferece para o seu negócio.
1 – Saia na frente dos seus concorrentes.
Após investir e implementar as estratégias de SEO em seu negócio, você terá superado grande parte da sua concorrência que estiver usando apenas o marketing tradicional.
2 – ROI.
ROI significa Retorno Sobre o Investimento (Return on Investment), e pensando nas estratégias que estamos traçando, é exatamente isso que o SEO pode promover para o seu negócio.
O SEO pode trazer informações extremamente valiosas que o ajudarão a dar continuidade das suas estratégias de Marketing.
3 - Aumento no tráfego do seu site.
A partir do momento em que você consegue posicionar bem o seu site, ele terá bons acessos.
Através das palavras-chave, será possível encontra-lo com maior facilidade e atrair ainda mais usuários para o seu negócio, visando novas conversões e leads.
Conteúdos de qualidade servem de atração e quanto melhor posicionado, mais cliques você receberá.
4 – Mais cliques do que anúncios.
Usando de sinceridade, sabemos que quando buscamos algo no google, com o intuito de pesquisa, os primeiros colocados são anúncios, mas clicamos diretamente neles ou pulamos para as primeiras colocações?
Foi comprovado que os conteúdos otimizados em SEO possuem 90% dos cliques em relação aos anúncios.
5 – Credibilidade da marca.
A partir do momento que sua empresa e sua marca esteja nem posicionada, suas ações terão mais constância e logo você estará entre os mais renomados do seu segmento, criando assim uma credibilidade maior a sua marca.
SEO On Page e SEO Off Page
SEO On Page abrange tudo que está dentro de uma página, como configurações relacionadas ao seu conteúdo, títulos, meta descrições, imagens, vídeos, tags e etc.
SEO Off Page abrange otimizações feitas fora da página, como menções em outros locais da rede, backlinks, entre outros.
Agora que você já sabe o que é SEO, saiba que sua primeira lição é trabalhar em conteúdo de qualidade.
Através desse conjunto de estratégias é possível alavancar o seu negócio e checar no topo dos buscadores, gerando a sua empresa um maior engajamento e novas conversões.